quarta-feira, 14 de novembro de 2012

5º Baile a Chita de Tebas


O Baile à Chita de Tebas dia 13/10/12, foi um sucesso mais uma vez, com a banda Ritmo Quente que animou e abrilhantou a grande festa. Teve: Rainha mirim da festa e a rainha da terceira idade!
Uma homenagem a nossa querida Tina, as borboletas e desabrochar da rosa teve um destaque especial nesta festa.
               E no dia seguinte tinha um delicioso almoço compunham o prato: arroz, tutu, creme de milho, farofa, vinagrete, pernil e frango. No valor de no valor de seis reais. essa festa arrecadou para o tradicional Bloco da Baiana mais de 4.000 reais .a comissão da baiana agradece a todos que compareceram na festa! E até o ano que vem!




























   
                                                                                                                                                                                                                                                     Mais fotos em         http://blocodabaiana.webnode.com/                                                                       



sábado, 22 de setembro de 2012

Alunos da E.E.Justiniano Fonseca fica entre os 55 finalistas do Prêmio Victor Civita.


Projeto de Educação Patrimonial desenvolvido em escola da rede estadual em Leopoldina fica entre os 55 finalistas do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.
O projeto “Toda Casa tem uma História” idealizado pelo professor de História João Paulo Pereira de Araújo com alunos do 8° e 9° da Escola Estadual Justiniano Fonseca em Tebas, ficou entre os 55 melhores trabalhos dos 2500 trabalhos enviados de várias partes do país à 15° edição do Prêmio Victor Civita da Fundação Victor Civita.
O Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita (FVC) que visa identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em escolas de ensino regular.
O projeto foi desenvolvido durante os meses de maio, junho e julho de 2012 e teve como principal objetivo mostrar aos alunos a importância da pesquisa e de se estudar a história, assim como, despertar neles a consciência de preservação do patrimônio histórico e o olhar crítico sobre o processo de escrita da história.
Durante a realização do projeto, os alunos debateram a importância da preservação do patrimônio histórico; estudaram a história local como reflexo da história universal e sua importância como fator para a construção da cidadania; analisaram o patrimônio histórico do lugar; identificaram as casas que são objetos relevantes para a preservação da história da comunidade e perceberam as mudanças ocorridas no cenário arquitetônico da comunidade.
Os alunos, em grupos, escolheram sete imóveis do distrito de Tebas para serem seus objetos de estudo e partiram para a pesquisa de campo. Realizaram entrevistas, recolheram documentos como fotos e jornais, e ao final do projeto elaboraram um texto sobre a história da casa buscando destacar sua construção, reformas, moradores, principais acontecimentos, curiosidades, relacionando a história das casas ao momento histórico vivido no Brasil e produziram também um documentário com o material recolhido.
 “Todos se envolveram intensamente com a realização da pesquisa, a cada nova descoberta eles ficavam ainda mais entusiasmados em pesquisar, foi incrível a participação dos alunos.”, afirma o professor João Paulo. A comunidade também se envolveu no processo colaborando com informações aos alunos.
O maior prêmio de Educação da América Latina
Criado em 1998, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é a principal inciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. Todo ano, são escolhidos dez professores e um gestor escolar, que ganham destaque no site e nas revistas NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR por seus trabalhos de excelência. Eles são selecionados por um grupo de renomados especialistas, que analisa cada um dos milhares de projetos inscritos a cada edição. Os vencedores ganham um troféu, um prêmio em dinheiro e participam de uma grande festa em outubro, mês do professor, que conta com a presença de autoridades e personalidades.
 
                                              

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A Folha de Tebas

O distrito já teve um jornal. O nº 01 da "Folha de Tebas" circulou em 1918, com noticias variadas, que falavam do cotidiano, dos projetos políticos, da preocupação em dotar o distrito de "força e luz elétricas", coluna social e anúncios classificados que revelam o comércio existente na Tebas da época. E tinha até poesia na primeira página. Dá pra imaginar como era a vida dos tebanos.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Missa dos Lavradores

dia:15/08/12
                                                    Paróquia Santo Antônio de Tebas  
                                                              
     Entrada com a Sagrada   Escritura 
Entrada com instrumentos de trabalho rural.
Padre Jurandir


Entrada Nossa Senhora das Graças
A hora do lanche!
A hora do lanche!
vídeo da Entrada de Nossa Senhora Das  Graças ao  som do berrante.







segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Desfile cívico de Tebas

    O desfile cívico realizado hoje na Escola Estadual Justiniano Fonseca contou com várias atrações, como o samba,  um componente vivo no nosso País e também no nosso distrito.
   O enredo apresentado no desfile foi: a copa do mundo 2014 e os jogos olímpicos de 2016, além de uma homenagem aos idoso. "Fragilidade no corpo mas fortaleza na sabedoria".
    A fanfarra ficou maravilhosa e muito bem ensaiada.
    Em todo  canto de Tebas, ouvia-se falar de como ficou belo nosso desfile e que a escola tinha feito um grande trabalho.







     Logo depois, os alunos cantaram o Hino Nacional e o hino à  Leopoldina. Todos ouvimos a nossa querida diretora Hortência Almada Fonseca dizer poucas palavras, mas de coração,o nosso prefeito,  Sr. Bené Guedes, e a Superintendente Regional de Ensino, que doou um novo nome para a diretora Hortência ´´Amada``Fonseca.





sábado, 18 de agosto de 2012

Pontos turísticos


Capela da Maria Preta  
Diz a história que, no século passado, em Tebas, uma escrava grávida, portadora da varíola, foi abandonada por seu senhor, nos arredores da vila. Alguns que passavam na estrada, apiedados por seus gemidos, davam-lhe água e comida. Maria Preta, como era chamada, deu à luz gêmeos que nasceram sem vida. Maria Preta faleceu. Há quem diga que seu corpo foi encontrado intacto; outros, que parte dele foi devorado por urubus. Ali mesmo foi enterrada e colocada uma cruz. O local passou a ser  frequentado por pessoas de fé. Promessas foram feitas e graças alcançadas. Por volta de 1958, uma Capela foi construída pelo Sr.Salvador Alvarenga no local, denominada São Benedito.

Cachoeira da Glorinha  

A cachoeira conhecida como Cachoeira da Glorinha é um dos locais mais bonitos de Tebas. Com uma água limpa, três quedas e ladeada por uma vegetação bela, o local parece uma pintura a óleo.


XXXII Exposiçao Tebas

Exposição  de Tebas

    Foi um grande evento que marcou muito o ano de 2012 em nosso distrito.
     No sábado havia quase 4 mil pessoas, nos outros dias também havia muita gente. Os shows ficaram uma maravilha. Parabéns à comissão organizadora.

Gangue das loiras.

                                             
Juliano e banda
Prefeito Bené Guedes e Dedé